domingo, 3 de abril de 2011

Queridos Irmãos, acabaremos hoje de estudar a simbologia da Ordem DeMolay. É uma parte interessante, pois assim saberemos o propósito dos elementos demolays. Aproveitem.

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Simbolísmo da Iniciação DeMolay e o Triângulo Inicial


Ao iniciar-se a Cerimônia do Grau Iniciático, iremos notar que os Oficiais do Capítulo formam um triângulo com o ápice voltado para o Oriente. O triângulo simboliza os Ternários ou tríades Sagradas, conceito comum à maioria das Religiões(Exemplo: A Tríade Hindu Brahma-Shiva-Vishnu, ou a Tríade Taoísta Yang-Ying-Tao, bem como a Cristã Pai-Filho-Espirito Santo).No Ritual DeMolay, o Triângulo além de ser um símbolo honorifico à Maçonaria, representando a mesma e o respeito de deferência dos DeMolays por ela, com seu ápice voltado para o Oriente, representa o Ternário masculino, evolutivo. É o emblema do anseio do Espirito em se libertar da matéria, o anseio dos Jovens DeMolay pela “Luz que vem do Oriente”. O oriente é o Ponto Cardeal onde nasce o Sol, o Oriente simboliza a iluminação e a Fonte da Vida; Voltar-se para o Oriente ou caminhar em direção a ele significa voltar-se espiritualmente para o Ponto Focal da Luz divina; Daí nasce a palavra Orientação. Demonstra o triângulo Inicial que os jovens DeMolay estão buscando a Evolução e Aprimoramento, através dos Rituais da Ordem, sob a sábia orientação da Maçonaria Universal.
Um segundo Triângulo é formado no decorrer dos Cerimônias de Iniciação, pelo Mestre Conselheiro, 1° e 2° conselheiros, Capelão o Preceptores, com o ápice voltado para o Ocidente; o segundo Triângulo simboliza a “Luz” que vem do Oriente, a sabedoria Iniciática que parte rumo ao Ocidente, retirando os Profanos das Trevas e “Orientando-lhes” no caminho correto, na Senda Iniciática.
Durante a Iniciação, notemos que será formada uma figura oculta, com a junção do triângulo inicial de ápice voltado para o Oriente e o segundo triângulo com ápice para o ocidente, será formada uma Estrela de seis pontas conhecida como estrela de Belém, ou também, como Selo de Salomão. Na Mística Esotérica, a estrela de Belém tem um caráter simbólico ou alegórico importante, significando a intuição superior e a Fé que Orienta todo o verdadeiro místico em sua busca do “Espirito do Cristo Solar Mitológico”, a união do Espirito com a matéria na busca do aperfeiçoamento.
Formando o segundo triângulo, durante a Iniciação, o mesmo será desfeito para a formação do brasão da Ordem DeMolay. Rica em Simbologia, esta parte demonstra
principalmente que a Ordem DeMolay nasceu da Maçonaria, quando é desfeito o triângulo para a formação do Brasão DeMolay e, ao mesmo tempo, simboliza que por detrás da Ordem DeMolay haverá a proteção velada da Maçonaria. Notemos que, ao chegarmos a esta etapa, o Brasão da Ordem DeMolay será formado direcionado para o Ocidente(com o Elmo do lado ocidental do Templo) entre as velas e o altar.
Os candidatos que estiverem se iniciando nos Mistérios da Ordem formarão o próprio Elmo do brasão, simbolizando que possuem todas elevadas qualidades morais representadas pelo elmo: Cortesia, nobreza de caráter, cavalheirismo, etc...; pois, por tal motivo, estarão ingressando na Ordem DeMolay, com a autorização do Capítulo. As espadas, símbolo do sacrifício do Iniciado em busca da Luz, a necessidade do extermínio dos sentimentos profanos para a jornada do aperfeiçoamento.
Após ter sido prestado o Juramento Sagrado, quando os candidatos “Enxergam a Luz”, deixando de serem Profanos e passando à condição de DeMolay, o Mestre Conselheiro irá ministrar-lhes, com o auxilio dos Diáconos, o Conhecimento sobre os Sinais e o Toque de reconhecimento da Ordem, dando-lhes o Passaporte Efetivo à nossa Fraternidade.
Estando de posse dos Sinais e o toque de Reconhecimento, os novos DeMolays serão conduzidos pelo 1° Diácono a uma Jornada Simbólica. A Jornada simboliza o trabalho de um dia e o Curso da Vida Humana. Nesta Jornada estará marchando, nos lembrando as antigas Marchas dos Cavaleiros Cruzados da Ordem do Templo, em defesa dos Caminhos á Cidade Sagrada de Jerusalém, simbolizando também a busca da “Palavra Perdida”, encontrada pelos Templários nas Ruínas do Templo de Salomão. O 1° Diácono estará de posse da “Coroa da Juventude”, um dos símbolos mais sagrados da Ordem DeMolay, devendo em sua “Jornada pelo Universo”(representado pelo Templo Maçônico) torná-la e completá-la com as jóias emblemáticas das Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverencia pelas coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. A Coroa é um símbolo de Realeza e Poder, que deve ser a mesma pertinente ao caráter de todo o Jovem que souber compreender e trazer consigo o exemplo das virtudes enunciadas pela Ordem como Cardeais, que só serão obtidas com o tempo e com as experiências da Vida. Observemos que a Marcha do 1° Diácono: os Preceptores, Guardiães Místicos das 7 jóias da “Coroa da Juventude”, estarão sempre atentos e cada Preceptor só se sentará quando o sucessor tiver se levantado para colocar sua jóia na Cora, simbolizando que sempre haverá, em planos superiores, um Guardião das Virtudes Cardeais de um DeMolay. Caberá a nós DeMolays, no curso de nossa Vida, encontrar este Guardião... após executada toda a jornada, a Coroa da Juventude retornará ao Oriente, ficando lá as Virtudes colhidas no Mundo, sob a proteção e guarda do Mestre Conselheiro.
Vale ressaltar que durante a Jornada Iniciática com a “Coroa da Juventude”, apresenta-se um dos únicos momentos no qual poderá ser cruzada a “Linha Imaginária existente entre o altar e o Mestre Conselheiro. O 1° diácono, tendo como Insígnia uma Ave, durante a Jornada com a Coroa, estará personificando uma Hierarquia Angelical ou Força Espiritual destinada a guiar os Novos Iniciados, possuindo portanto o Poder Oculto de abrir um Portal na Linha Imaginária, sem exercer qualquer alteração magnética na referida Linha que, justamente, é o Eixo Magnético formado pelos Pólos Magnéticos do Templo.
Rico em símbolos que se inter-relacionam, o Ritual de Iniciação não termina na Cerimônia de Iniciação em si, mas sim é constante e gradativo em toda nossa Vida, até a “Iniciação Definitiva”.

O Simbolismo do Brasão DeMolay


Cada parte do Emblema oficial DeMolay tem seu significado particular para um membro da Ordem DeMolay.
As pérolas e os rubis, dez ao total, representam, simbolicamente, o fundador Frank Shermen Land e os outros nove primeiros DeMolays - Louis G. Lower, o primeiro DeMolay; Ivan M. Bentley, Edmund Marshall, Gorman A. McBride, Jerome Jacobson, Willian Steinhilber, Helmer Dorsey, Clyde C. Stream e Ralph Sewell. Os rubis(vermelhos) representam os membros falecidos deste grupo original de dez e pérolas(brancas) representam os membros ainda vivos, na verdade somente Jerome Jacobson ainda está vivo.
O Elmo é o emblema do cavalherismo, sem o qual não poderia haver fineza de caráter.
A lua em quarto crescente é o simbolo do oculto e serve para relembrar aos DeMolays a obrigação de nunca revelar os segredos de sua Ordem ou trair a confidência de um amigo.
A “cruz branca de cinco braços” simboliza a pureza de intenções, relembrando sempre o lema da Ordem - “Nenhum DeMolay poderá falhar como cidadão, como lider ou como homem”.
As espadas cruzadas denotam justiça, fortaleza e gentileza. Elas simbolizam a guerra incessante do DeMolay contra a arrogância, despotismo e intolerância.
As estrelas que circundam a lua crescente simbolizam esperança e devem sempre nos recordar aquelas obrigações e serviços, os quais um Irmão da Ordem deve ao outro.

Numerologia e os Números da Ordem DeMolay


Simbolicamente, os números não são meramente expressões de quantidades. Eles são “Idéias-Forças”, cada um com seu caráter particular. Todos os números derivam do número um, que eqüivale ao “Ponto Místico não manifestado”. Quanto mais longe estiver um numero da unidade, mais estará envolvido na matéria, no processo involutivo chamado “Mundo”.
Para os Gregos, os primeiros dez números pertencem ao plano do espírito: são assim considerados entidades, Arquétipos, Símbolos. Os restantes são combinações dos dez primeiros. Os Gregos preocupavam-se muito com o simbolismo dos números. o sábio Pitágoras, por exemplo, dizia: “Tudo no universo está disposto de acordo com os números”.
Além do simbolismo básico relacionado com a unidade a multiplicidade, existe também um outro simbolismo geral que atribui aos números ímpares caráter masculino e aos números pares caráter feminino. Notemos que, curiosamente, sendo a Ordem DeMolay uma Organização que congrega rapazes, todos os números de real significação para nós são ímpares: 3, 7, 9, 13, 21 e 23. Torna-se mistério termos em mente que os números, como os símbolos, estão unidos a toda a cadeia simbólica que se encontra e/ou expressa, possuindo também as séries numéricas importante dinamismo simbólico. A idéia de que cada entidade tende a superar seus limites e confrontar-se com o seu oposto. Onde existem dois elementos, o terceiro aparece como a união dos dois primeiros e em seguida o três origina o quatro, como ligação entre os três primeiros.
Junto à unidade e à dualidade (expressando conflito e duplicidade), o ternário e o quaternário são considerados os grupos principais; da sua soma surge o setenário e da sua multiplicação o dodecanário.
O símbolismo mais corrente para esses grupos de números é o seguinte: O temário represente o aspecto intelectual ou a Ordem Espiritual; O quaternário, a Ordem Terrestre e/ou material; o setenário, a Ordem Planetária e Moral; a Ordem Universal.
Cada numero possui um particular significado simbólico, que está, por sua vez, conectado com a seqüência ou serie numérica. Na Ordem DeMolay, existem determinados números, intrinsecamente ligados ao Ritual, usos e costumes da Ordem, veja, os:

3-Três- O número três simboliza a síntese espiritual e é a fórmula para a criação de cada de cada um dos Mundos, Representa a Tríade Divina no processo de sua manifestação, a qual tem três atributos básicos: Criação, Conservação e Distribuição. Graficamente, o três é representado em nossos Rituais pelos triângulos formados pelos Oficiais, na abertura e encerramento dos trabalhos e durante a Iniciação...,lembrando que também são os triângulos Símbolos da Maçonaria, de onde originou-se Ordem DeMolay, sendo, sob outro ângulo, Símbolos do respeito, Amor e deferência dos jovens DeMolays para com os Maçons de todo o Universo. Sendo também, o três, um símbolo da Trindade Divina, da Evolução do Espirito e da presença manifestada da “Grande obra do construtor dos Mundos”, ele é também representado pelo principais Oficiais de um Capítulo DeMolay: Mestre Conselheiro, 1° Conselheiro e 2° Conselheiro.

7-Sete- Produto da união do Ternário(Espiritual) com o quaternário(Material), o numero sete é considerado o numero da Ordem Perfeita, representando um ciclo ou período existencial completo. A escala musical tem sete notas, sete são as cores do espectro solar e das Jóias da Coroa da Juventude, sete os chacras principais, sete as Esferas Planetárias Tradicionais, sete são as Virtudes Cardeais da Ordem DeMolay, sete são os dias obrigatórios de comemoração da Ordem e sete são as vezes que tocam os sinos quando os profanos ingressam no Templo para a Iniciação.

9-Nove- O nove é considerado símbolo da humanidade e o número-raiz do presente Estado da Evolução Humana. É o número de Adão. Nove meses tarda o homem para nascer, nove os Antigos Cavaleiros do Templo que encontraram a palavra “Perdida” no templo de Jerusalém, nove os jovens fundadores da Ordem DeMolay em 1919, nove vezes tocam os sinos na Cerimônia das Nove Horas.
O nove é o numero sagrado dos Templários, está oculto na idade de Cristo e nos 33 Graus da Maçonaria(no Rito Escocês Antigo e Aceito). Nove é o numero que encerra a série numérica, antes do retorno à unidade. É um símbolo de elevado conhecimento, é o símbolo do Mago, do verdadeiro iniciado que “Retirou o Véu de Isis”.

13-Treze- O treze é a união do numero 1 ao numero 3 que, somado cabalisticamente dá o numero 4 que, por sua vez é o símbolo da matéria, por onde inicia-se a jornada mística-iniciatica do aperfeiçoamento. É o numero da idade em que qualquer jovem pode solicitar ingresso na Ordem. Afirmam alguns Psicólogos que, a partir dos treze anos, inicia-se a Formação da personalidade do ser humano. É nesta idade que são franqueados os portais da Ordem DeMolay aos jovens. De acordo com o arcano do Tarô, o numero 13 simboliza a renovação, a transformação, as mudanças. Em geral ele se refere à luta árdua do cotidiano, passando por um processo de Renovação, mediante o qual é possível alcançar um estado de segurança e autoconfiança.

21-Vinte e Um- Formado pela união do numero Dois ao Um, o numero 21, somado cabalisticamente, dá o numero 3, já visto como símbolo do espirito. O numero 21 na Ordem DeMolay é o numero da idade limite de ingresso na Ordem DeMolay. Considera-se, no Plano da Ordem, que o jovem, na idade de 21 anos, já passou por todo o estágio básico de formação de sua personalidade, devendo então ingressar, conforme sua vontade, em outro plano de aprimoramento... É o fim da carreira iniciática na Ordem DeMolay, onde o jovem DeMolay deverá já ter o conhecimento e entendimento de determinadas “Luzes” e verdades espirituais, para empregar em sua vida de cidadão útil à Sociedade e de “Homem Livre e de Bons Costume”
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23- Vinte e Três- Formado pela união do numero 2 ao numero 3 encontraremos o numero 5. Este é o numero do homem. A idéia central do cinco, é a do quinto elemento( a “Quintessência” dos alquimistas) agindo sobre os quatro elementos da matéria. Um outro símbolismo refere-se aos cinco aspectos do ser humano: Físico, Emocional, Mental, Anímico e Consciente. O cinco pode ser representado por uma pirâmide, onde cada uma das bases pode simbolizar uma das áreas do conhecimento humano(Ciência, Religião, Arte) e o ápice, o quinto elemento, seria o “Conhecimento Unificado” ou “Integrado”. Contudo, em sua conotação microcosmica(referente ao homem), a mais usada representação do cinco é o pentagrama, ou a estrela de cinco pontas. Sendo então o 5 um símbolo do microcosmo “Homem-Universo”, é o numero místico dos oficiais(23) de um Capitulo DeMolay que, como microcosmo, possuem a finalidade sagrada de executarem os Rituais da Ordem, interagindo e harmonizando a relação com o macrocosmo(Universo em sua totalidade, simbolizado pelo Templo), como fiéis depositários da Ordem. A ciência e o conhecimento concreto encontram-se também sobre a influencia do “Quinto Raio”(corrente de força, proveniente do lagos).
Sem que esteja ligado ao Ritual, usos e costumes da Ordem, temos ainda um importante numero, ligado à tradição histórica DeMolay, o numero 10. Dez, na verdade, foram os fundadores da Ordem DeMolay: os nove irmãos e o querido Tio Frank Sherman Land - Maçom Denodado, Grau 33 e Diretor do Bureau de Serviço social do Supremo conselho Mãe do Mundo do Rito Escocês, em 1919. Não estando diretamente ligado ao símbolismo DeMolay temos a audácia de defender a tese de que, na Ordem DeMolay, o dez apresenta-se como uma mensagem, nos legada por nossos antecessores. O dez simboliza o retorno à unidade. Formado pela justaposição do zero e do um, este número representa a união final e, ao mesmo tempo, o recomeço. Seria este recomeço a reavivamento do ideal e
princípios dos antigos Templários em um novo “Exército” de “Jovens Cruzados” na época contemporânea? Seria a união final representada pela fraternidade, com a qual a Ordem DeMolay está impregnando milhões de jovens em 34 Países do Mundo? O numero dez do Tarô é pertinente ao arcano da “Roda da Sorte”, se refere à continuidade do tempo, a repetição e a alternância dos “Ciclos”. Dizia Nostradamus: “O que foi será...” Ao verificarmos uma Convenção ou Congresso da Ordem DeMolay visualizaremos quão ampla é a palavra união entre os DeMolays, com a presença de DeMolays das mais remotas e distantes Regiões, pelo simples prazer de estarem juntos. São realmente um grande “Exército” de Guerreiros da Paz e do Progresso”. Os Congressos DeMolays nos lembram as antigas legiões romanas, com seus estandartes, fazendo a Glória de um Império, o nosso Império Universal da Fraternidade.

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Que o Grande Arquiteto esteja conosco,
Capítulo Obreiros do Século XXI

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